• Foto do escritorMarília Ambiel Dagostin

Autoimunidade - entenda!

O sistema imunológico é essencial para a vida. Ele é o nosso "exército de defesa", que nos protege diariamente contra qualquer coisa que possa fazer mal: vírus, bactérias, parasitas, células cancerígenas e outros. Dia após dia ele resolve problemas pra gente sem que a gente nem fique sabendo, mas raramente ele mesmo pode se tornar o problema. O termo "autoimunidade" é bem auto-explicativo: a imunidade voltada contra o próprio indivíduo. Nessas situações, nosso sistema imunológico deixa de reconhecer partes do próprio corpo e começa a atacá-las, como se fosse um inimigo. Na prática, é aquele zagueiro do seu time que começa a fazer gol contra! Ninguém merece, né? As doenças autoimunes são mais comuns do que você imagina. Elas podem ser localizadas em apenas um órgão (como a tireoidite de Hashimoto, por exemplo - que é a causa mais frequente de hipotireoidismo) ou serem sistêmicas, ou seja, acometer vários orgãos ou sistemas simultaneamente - é o caso do Lupus Eritematoso Sistêmico, de algumas vasculites, da Síndrome de Sjogren, da doença de Still e muitas outras (existem mais de 100 doenças autoimunes!). O reumatologista é o médico capacitado para investigar, diagnosticar, tratar e acompanhar as doenças autoimunes sistêmicas. Como o problema está no sistema imunológico em si, geralmente os remédios que utilizamos agem justamente nele. Mas isso é papo pra outro dia! Você já tinha ouvido falar nesse grupo de doenças? Convive ou conhece alguém que convive com alguma doença autoimune? Me conta! Um beijo e até a próxima!